terça-feira, 17 de março de 2009

O QUE É, O QUE É INCLUSÃO ?

Olá, Meus Caros Colegas


Deixo-lhes uma paródia : O que é, o que é inclusão? E o texto: “Ensinando a turma toda – as diferenças na escola”


Espero que possam refletir, apreciar e acreditar no poder da mudança!!!...


Profª Maria Regina Junqueira
PCOP- Educação Especial


O QUE É, O QUE É INCLUSÃO ?

E a inclusão...
E a inclusão, o que é?
Diga lá cidadão!
Ela é um movimento de integração?
Ela é uma doce “ilusão”
E a inclusão...
Ela é estigma ou normalização?
Ela e distinção ou aglutinação?
O que é, o que é, cidadão?

Há quem fale que a inclusão é uma integração
Um movimento voltado para adequação
Na verdade é o sistema a adequar-se para inserção
É o ensino não excludente, e atitude de inclusão.

Você diz ter haver com Poder
Ele diz que é direito e dever
Ela diz que inclusão é incluir, e o contrario não é
Mas o verbo é excluir.

Eu só sei que acredito em mudança
E na mudança eu ponho força da fé
Somos nós que fazemos inclusão
Com persistência, amor e fé.

Sempre desejada
Por mais que dificultada
Ninguém quer exclusão
Só cidadania e união.
E a pergunta rola
E a cabeça agita
Eu fico com a declaração de Salamanca.
É a inclusão, educação, educação!
Incluir, e não ter a vergonha de ser feliz
Ensinar, ensinar e ensinar
A beleza de ser um eterno aprendiz
Eu sei, que a inclusão deveria ser bem maior e será!
E isso não impede que eu reflita
Educação, e educação inclusiva!


Adaptação de: O que é o, que é...? (Gonzaquinha)

Paródia de autoria de alunos do Professor e Doutor de Educação Inclusiva para os cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco- UFPE- Francisco José de Lima.

Nenhum comentário: